6/20/2023

EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E QUALIFICADA

 

Parece que muitas pessoas desconhecem o que os indicadores vêm confirmando desde antes da plandemia: a queda na demanda por educação universitária em todo o mundo, não apenas no Brasil, especialmente no sistema ortodoxo de formação profissional presencial. E isso não significa que o interesse das pessoas pela formação profissional tenha caído, não, senhores; o que está acontecendo é que outras alternativas de formação virtual estão surgindo com força em todas as áreas, com custos muito escalonados, menos burocráticas e certamente mais eficientes, que estão respondendo às expectativas sociais que a Universidade não foi capaz de interpretar ou responder satisfatoriamente.

François-Guy Trebulle, reitor da Sorbonne, disse recentemente: "Se nós, universidades, não evoluirmos, desapareceremos". O mesmo diagnóstico é feito por David Roberts, da Universidade do Vale do Silício, ou, ainda mais urgente, por Dan Levy, de Harvard: "Muitas universidades vão fechar porque não são mais necessárias". Se alguém leu o livro de Andrés Oppenheimer (Sálvese quien pueda), ele conta como o presidente do MIT fala sobre o fim de algumas carreiras tradicionais; por razões óbvias, não há relação direta entre o que nossa sociedade precisa (exige) e o que as universidades catatônicas sempre ofereceram. Hoje em dia, se você quiser trabalhar em multinacionais como Microsoft, Apple, IBM, Google, elas não vão pedir um diploma de engenharia de sistemas. Cada vez mais vemos cursos de certificação on-line que preparam você para uma nova demanda de trabalho, sobre a qual, aparentemente, as universidades tradicionais ainda não lhe falaram.

É claro que, se você faz parte dessas correntes teóricas que acreditam que a solução é o declínio das novas empresas que oferecem treinamento técnico e profissional relevante, para que as universidades de treinamento tradicionais possam continuar a se movimentar como os vermes pré-históricos que são, bem, deixe-me dizer que eu o entendo, mas você também está destinado a se extinguir. É por isso que ouvimos com tanta frequência desses vermes políticos populistas da direita e da esquerda em nosso país que precisamos de reformas bilionárias que nos permitam endividar-nos por gerações, para continuar alimentando dinossauros que devoram o erário público, porque a chave está na "educação estatal, gratuita e de qualidade", como eles dizem para esse sistema educacional de baixa qualidade que temos. Em outras palavras, muito, muito mais dinheiro em infraestruturas que estão estagnadas devido à corrupção e à idiotice, em meio à quarta onda revolucionária da era da informação e da tecnologia. Eles nem ouviram falar disso, porque acho que não é maldade, é simples preguiça intelectual, ignorância e/ou artrose mental.

Pense muito bem antes de colocar seu filho nesse sistema de deformação profissional que chamamos de universidades e, acima de tudo, pense se aquele diploma profissional que o credenciará profissionalmente após 5? 8? 12 anos de estudos universitários? Isso fará com que eles façam parte da demanda mundial pelas novas profissões do futuro.

No hay comentarios:

Publicar un comentario